segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FAIR - PLAY

Eduardo Kappaun*

RESUMO
Este estudo propõe uma discussão do conceito de “fair play”, fundamentado os valores e características que tenham abordado temas relacionados com os valores no desporto, Fair-Play, Espírito Desportivo e Ética Desportiva. O principal objetivo do trabalho foi identificar e clarificar a importância dada ao estudo dos valores do desporto ao longo dos tempos.

Palavras-chave: Fair-Play. Valores Educativos. Esporte.


INTRODUÇÃO

Para esclarecer vamos conceituar o Fair-Play, fundamentado nos valores e características da sociedade pós-moderna. Posteriormente clarificar a situação do Fair Play nas aulas de Educação Física e em seguida sua relação a ética e moral no desporto. A este respeito Gonçalves, Cardoso, Freitas, Lourenço & Silva (2005) referem que o estudo das questões éticas no desporto para jovens tem sido esparso e descontínuo ao longo dos últimos anos. Biliatti ressalta que, conectado à sua origem aristocrática inglesa, os valores do “fair play”, foram referencias para a prática esportiva durante muito tempo mesmo que algumas vezes sendo transgredidas.


CONCEITO DE FAIR PLAY

Literatura não é unânime quanto à utilização dos conceitos logo a seguir referidos. Assim, o conceito de Fair-Play, numa tradição para o português significa jogo limpo, sendo muitas vezes entendido também como Desportivismo e Espírito Desportivo.
Se atendermos as diferentes definições de Fair- Play verificamos que cada autor acrescenta sempre algo de inovador ao conceito.
Martens(1978), aborda o tema, analisando-o como “um comportamento moral no meio desportivo”.

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* Acadêmico do Curso de Educação Física – UNIJUÍ – Santa Rosa – RS.


Ommo Grupe (1992) define-o como “uma adesão voluntária às regras desportivas, princípios e códigos de conduta, obedecendo ao princípio da justiça e renunciando a vantagens injustificadas.
Hon & O´connor (1994), perspectivam o conceito de uma forma mais global, não sendo apenas uma forma de jogar o jogo, mas uma maneira de estar na vida.
No entender de Gibbons (1995) a definição de Fair- Play está sempre associada aos seguintes comportamentos: respeito pelas regras, pelo árbitros e suas decisões, respeito pelos outros, promover a igualdade de oportunidades e manter o auto-controlo em todas as situações.
Segundo Lenk (1987) o fair play tem dupla natureza, dividindo-se em fair play formal e informal. O fair play formal se caracteriza pelo cumprimento das regras e regulamentos, representando assim uma “norma-obrigação” do competidor. O fair play informal. Representa os valores morais do praticante, através das atitudes cavalheirescas do competidor em relação aos adversários e árbitros. O autor desta que o fair play manifesta-se através dos seguintes aspectos:
1. Respeito pelas regras
2. Respeito pelos árbitros e aceitação de suas decisões
3. Respeito pelo adversário
4. Desejo de igualdade
5. Ser digno

Apesar das diferenças encontradas entre os autores é possível percebemos uma unidade na definição do que é fair play, pois todos representam o mesmo pensamento, o de uma conduta ética para com o esporte e em relação aos demais envolvidos nessa pratica.

Fair Play nas aulas de Educação Física e sua relação a ética e moral no desporto
No momento, vivemos em uma sociedade caracterizada pela velocidade histórica. Os valores tradicionais do esporte tem se modificado constantemente, muitos valores benignos tem sido trocados por outros novos. A sociedade se esportivizou, mas abandonou os valores positivos inerentes ao esporte. No momento, prevalecem a lógica de mercado, a tecnologização e o profissionalismo exagerado.
Então, cabe aos profissionais envolvidos com a prática esportiva esquadrinhas soluções para frear o declínio do espírito esportivo na sociedade atual. Soluções que perpassam por novas regras, por incentivos a atitudes de fair play, por uma educação voltada para a ética desde a infância, (GERLING, MÜLLER, 2004). Diante do exposto, urge repensara o pape da educação física nessa sociedade pós-moderna, cujos valores são intensamente propagados e distorcidos pela mídia. O esporte tem a qualidade de conferir valores e normas à sua pratica, auxiliando na formação cultural e social dos indivíduos. Entretanto, é preciso repensar que valores o esporte tem difundido e se estes estão de acordo com o contexto da sociedade atual.
Rufino, Bastista & Maturana(2005) analisaram a influência da mídia no Fair-Play dos alunos (as) e professores (as) de Educação Física das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Foram aplicados 2 questionários em 25 escolas em que o 1º avaliava a quantidade de exposição aos media de desporto e o interesse dos alunos por notícias com bons e com maus exemplos de Fair- Play, enquanto que o 2º questionário avaliava o comportamento em relação a situações de competição onde o jogar limpo estivesse envolvido. Estes questionários foram também aplicados a atletas e treinadores(as), sendo de seguida correlacionados os resultados para analisar a influência dos media no Fair-Play de alunos (as) e professores (as) da Educação Física, assim como a diferença do grau de Fair- Play destes para os atletas e treinadores (as).
Os autores concluíram que os professores de Educação Física alcançaram um grau mais elevado de Fair-Play entre os participantes, e os atletas obtiveram o valor mais baixo de Fair-Play. As participantes do sexo feminino revelaram valores mais elevados no que concerne ao Fair-Play na prática desportiva, podendo estar relacionado pela maior exposição dos participantes do sexo masculino a mídia.
Os valores que a sociedade transmite ao Desporto, tais como a honestidade, a lealdade, a sinceridade, a limpidez de processos, a dignidade, a correção de atitudes, o respeito mútuo entre quem participa de competições desportivas e o respeito inequívoco por regras de condutas cívicas e desportivas por parte de quem é responsável pela orientação desportiva, tendem cada vez mais a serem irrelevantes e a estarem em vias de extinção (GONÇALVES, 1998; GONÇALVEZ, COSTA e PIÉRON, 1998).
Os valores devem ser sublinhados através de uma postura ética em relacionamentos interpessoais. No esporte este parâmetro é trabalhado através do respeito mútuo, da honestidade, do cavalheirismo, do respeito pelas regras, ou seja, através do fair play. Portanto, é preciso que a prática esportiva seja orientada pedagogicamente, fortalecendo as noções de ética e cidadania.
Vemos que a contribuição do esporte no pensamento e comportamento ético do individuo também se torna de suam importância para a formação deste, sendo o fair play o fio condutor da transmissão dos valores que orientam a aquisição desta conduta ética. Devido ao fato dos valores estarem sendo modificados no comportamento de cada individuo, a identificação de atitudes antiéticas nos jovens atletas é de vital importância para melhor se entender o processo pelo qual eles tomam as decisões em situação esportivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na contemporaneidade são vários os fatores influentes no esporte, que abrangem desde a vestimenta da competição ate o centro de treinamento com equipamentos de ultima geração. Tudo influencia o esporte e o esporte a tudo influencia. E nesse contexto, de esportivização da cultura (GRUPE, 1992), a mídia surge como fator fortemente influente na sociedade pós-moderna. Dessa forma, o fair play se torna imprescindível nas relações interpessoais, possibilitando uma relação dialética com a realidade permeada de situações antiéticas exibidas pela mídia televisiva em especial, seguida pelo rádio, os jornais e a internet.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico: século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteia/Lexicon Informática, 1999.
2. PINHEIRO, V.; COSTA, A.; SEQUEIRA, P.(2008). Fair-Play e aspectos educativos no desporto infanto-juvenil. http:/www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Ano 12 - N˚ 117 – Fevereiro de 2008.
3. RUFINO, J.; BATISTA, P.; GUELE, R.; MATARUNA, L.(2005). O Fair Play na atualidade. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.57-68, julho/dezembro, 2005.