sábado, 18 de julho de 2009

Goleiro na linha, bom ou ruim?


Acabamos de viver no futsal um momento histórico, com a conquista do Mundial, realizado no Brasil. Ficou comprovado mais uma vez o crescimento do futsal no mundo e a força de grandes seleções, cada vez mais competitivas. A nossa seleção talvez tenha sido a mais tática de todos os tempos, isso mostra que o nível técnico de nossos jogadores já não faz tanta diferença como por muito tempo foi visto pelas quadras do mundo afora. Agora vivenciamos o final de uma geração de ótimos jogadores se despedirem da seleção e um novo projeto de equipe ser construída, renovação é a palavra da vez, e um novo ciclo se inicia.
A pergunta que me faço é se nós estamos formando uma nova geração de grandes jogadores, ou estamos trocando a necessidade de resultados e a transferência de um plano de jogo melhor elaborado, por facilidades que a regra permite.
Jogar com o goleiro no ataque, virou uma realidade perigosa para o futsal de um país que tem em seus jogadores talento o suficiente para poder realizar um ataque eficiente. Vivemos desde as categorias de base até o profissional uma prática perigosa para quem retomou a hegemonia do esporte e pretende mantê-la, este ano acompanhei alguns jogos das categorias de base aqui em Santa Catarina e fiquei muito preocupado com o que vi, o goleiro faz tudo nas equipes, ele defende, afinal está ali para isso, apesar de que hoje em dia quando se fala em goleiro a pergunta é: ele joga com os pés? É passador e finalizador, tem que fazer gols também, mas essa prática não é usada em final de jogo, ou para sair de uma situação difícil, está virando ou já virou padrão de jogo. A conseqüência disso é que temos cada vez mais jogadores que só jogam de lado na quadra, que não enfrentam o adversário e apenas voltam à bola para o goleiro resolver uma situação de ataque.
_______________________________________________________
Eduardo Guilherme Kappaun – Professor/treinador de voleibol do Colégio Cristo Rei e Preparador de Goleiros da equipe de Horizontina representante na Liga Noroeste de Futsal 2009.