Eduardo Guilherme Kappaun
Resumo: O esporte é um fenômeno econômico e social de primeira importância no mundo moderno. Por isso, exerce uma influência para que aumente a participaçao e o ingresso de crianças e pré-adolescentes no esporte, seja para ocupação do tempo livre, como busca de uma melhor qualidade de vida ou até mesmo como busca de uma futura profissão. É de extrema importância que saibamos o que motiva estas pessoas a ingressarem, se manterem ou até mesmo a abandonarem o esporte. A motivação para a prática esportiva constitui um caminho de investigação psicológica básica dos individuos envolvidos neste processo, e a aplicação de seu conhecimento vem sendo utilizada por profissionais da área das atividades físicas e desportivas. Assim sendo, este artigo de revisão bibliográfica objetivou investigar quais os fatores para a escolha e preferência da prática esportiva entre crianças e pré-adolescentes. Acredita-se ser necessário um programa relacionado com os interesses dos indivíduos que participam das atividades esportivas, bem como, da adequação das atividades com o grupo e com suas individualidades, buscando atingir o objetivo geral a partir de objetivos individuais, trazendo formas atrativas que consigam manter os indivíduos motivados e desafiados a permanecer em sua prática. Assim, cabe ao educador físico investigar cada integrante do seu grupo de trabalho para saber qual o fator que motiva cada um destes, a fim de poder proporcionar aulas atrativas a todos, com o intuito de manter e aperfeiçoar a prática destes.
Palavras - chave: Motivação. Esporte na Escola. Prática Esportiva.
Introdução
É relativamente recente o envolvimento de crianças e pré-adolescentes no esporte. Segundo dados apresentados, a atividade esportiva organizada em idades infantis aumentou muito nos últimos 20 anos. No mundo todo atualmente cerca de 25 milhões de crianças estão envolvidas na prática de uma modalidade esportiva (WINTERSTEIN, 1992).
Segundo Cratty (1983), em uma análise histórica do esporte mostra que, ele tem se constituído num fator importantíssimo para o desenvolvimento social e cultural de todos os povos do mundo. Ele coexiste com o homem dede os tempos mais primitivos.
Muitas pessoas procuram a prática de determinados exercícios físicos por diversos fatores que freqüentemente são determinados, quer pela personalidade quer pela influência exercida pelo meio cultural e no qual a pessoa está inserida. Fatores como: condições físicas, facilidade para coordenar os movimentos e tempo disponível, são exigidos para o avesso e principalmente pelo prazer que os exercícios proporcionam, influenciando na escolha por este ou aquele ou ainda aqueles exercícios físicos, para praticá-los em seus momentos de lazer. (GALLAHUE; OZMUN, 2001; SOUZA JR; RARIDO, 2002; WEINBERG; GOULD, 2001).
No esporte, uma das questões mais discutidas hoje em dia, tanto na literatura especializada quanto entre os profissionais que nele atuam, são os fatores que levam as crianças e os jovens a se aproximarem e a se dedicarem tanto a ele, é neste sentido que surgiu a intenção de buscar as informações e as possíveis explicações pela preferência esportiva de cada adolescente. Confirmando essa idéia, esse artigo usa a pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar os principais fatores responsáveis para que um adolescente escolha um esporte de preferência para sua prática esportiva.