Acreditando que a função do goleiro torna-se a cada dia mais decisiva em relação ao placar do jogo e que, suas habilidades podem ser demonstradas tanto com os pés quanto com as mãos, tanto que exige-se de um goleiro um tal acúmulo de capacidades corporais e psíquicas que só podem ser encontradas em poucos jogadores. A posição do goleiro requer um ensino muito especial e mais ainda, uma educação e orientação espiritual diferente.
Esse material tem como objetivo a estrutura de um treinamento específico para goleiros com orientação de fundamentos e capacidades tais como: Postura ideal para a defesa, pegada, velocidade de reação, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, deslocamentos, agilidade, queda lateral (bola rasteira, bola meia-altura e bola quicada) entre outros. Os treinamentos também são direcionados para desenvolver a resistência muscular lcalizada e geral.
A cada exercício é aplicada uma carga de 6 repetições com sucesso em suas defesas, a cada erro é feito a repetição para corrigir o posicionamento e movimento. Corrigindo os erros e trabalhando em cima de repetições, para que o atleta possa desenvolver a técnica correta na execução dos movimentos.
Exercício 01: Goleiro em posicão inicial encontra-se deitado para realizar a primeira defesa baixa, em seguida realiza o deslocamento lateral entre os cones para no final receber mais um chute rasteiro. Capacidades e fundamentos trabalhos: Pegada, velocidade de reação, coordenação, queda lateral, agilidade.
Obs: trabalhar os dois lados.
Exercício 02: Goleiro encontra-se em posição de expectativa, na base da trave onde terá que receber um comunicado do preparado para deslocar frontal até cone 01 ou 02 e em seguida realizar um giro, deslocar lateral para executar uma defesa baixa no lado contrário. Capacidades e fundamentos trabalhos: Postura, equilíbrio, concentração, pegada, velocidade de reação, deslocamento, queda lateral e agilidade.
Obs: Trabalhar os dois lados.
Exercício 03: Goleiro encontra-se no centro do gol em posição de expectativa, onde terá que recebr um comunicado do preparador para deslocar lateral até cone 01 ou 02 e em seguida realizar uma defesa baixa no lado contrário do cone tocado. Capacidades e fundamentos trabalhos: Postura, equilíbrio, concentração, pegada, velocidade de reação, deslocamento, queda lateral e agilidade.
Exercício 04: Goleiro encontra-se em posição de expectativa, na base da trave, fechando o angulo, onde vai receber um chute e em seguida deslocar lateral para o centro do gol e realizar mais uma defesa com outro chute baixo e para finalizar uma queda lateral de um chute forte e rasteiro (defesa de recuperação). Capacidades e fundamentos trabalhados: Postura, equilíbrio, pegada, deslocamento, velocidades de reação, queda lateral e agilidade.
Obs: Trabalhar os dois lados.
Goleiros que participaram dos vídeos fazem parte da Equipe Associação Horizontinense de Futsal que está disputando pela primeira vez a Liga Noroeste de Futsal 2009, são eles: Alex Medina, Charles Jarrel Borges e Cleber Maciel dos Santos.
Eduardo Guilherme Kappaun – Professor/treinador de voleibol do Colégio Cristo Rei e Preparador de Goleiros da Equipe Associação Horizontinense de Futsal representante na Liga Noroeste de Futsal 2009.
Local: Ginásio Edio Stoll - Horizontina - RS 24/07/2009