terça-feira, 30 de março de 2010

DESCIDA DE CAIAQUE DO RIO BURICÁ


História do caiaque


Os egípcios no séc. XV a.C e mais tarde os astecas nos séculos III a IX d.C. usavam embarcações propulsionadas com pás que alguns historiadores alegam ser a origem das atuais canoas. Porém, a grande corrente doutrinária afirma que foi no século XVI o registro das atuais concepções de canoa e caiaques. Neste período historiadores registravam a utilização de canoas na América do Norte, utilizando madeira e peles, embarcações leves e rápidas, próprias para enfrentar os rios canadenses, repletos de corredeiras. Enquanto que a canoa era utilizada por indígenas no interior do continente, o caiaque era usado pelos esquimó para pescar e transportá-los entre dois pontos da costa. Esses caiaques eram formados por uma estrutura de madeira, revestida com pele de foca e calafetada com a gordura das articulações daqueles animais.


No Brasil, a canoagem surgiu como prática esportiva de forma informal ao ano de 1943, através de uma imigrante alemão nascido em 1915, o Sr. José Wingen. Ele residiu em Porto Alegre e em 1941 mudou-se para a cidade de Estrela banhada, pelo Rio Taquari, onde decidiu construir uma embarcação de madeira parecida com as que ele utlizaca durante a sua infância quando competia pelo Kanu Club da Alemanha. Dessa forma surgiu o primeiro caiaque na região e no pais, denominado de "regata", que despertou um enorme interesse pela atividade na comunidade local.


O caiaque é uma atividade esportiva e de lazer que traz grandes emoções e desafios para quem gosta de conviver com a natureza. A navegação com o caiaque pode ser de descer ou subir rios com pequenas ou grandes corredeiras, passando por locais de difícil acesso.


O praticante de caiaque além do caiaque e um remo com duas apas, tem que usar bermuda, tênis, colete salva vida, saia impermeável e um capacete.


quinta-feira, 25 de março de 2010



Ricardinho sobre volta à seleção: "Sim, a notícia é verdadeira e eu estou feliz"

Ele está de volta. Depois de quase três anos longe da seleção brasileira, o levantador Ricardinho deve figurar na pré-lista do técnico Bernardinho para a Liga Mundial 2010. E é o próprio jogador que confirmou o que vinha se especulando há alguns dias.
"Sim, a notícia é verdadeira e eu estou feliz. Agora eu vou conversar com os outros da equipe, e então começar minha aventura na equipe nacional", se resumiu a dizer o levantador ao Gazzetta.it após a vitória da sua equipe, o Treviso, sobre o Latina, nesse domingo, que garantiu o terceiro lugar na tabela para as quartas-de-final. O adversário será o Monza.
Ricardinho está afastado da formação verde-amarela desde a polêmica do Pan-Americano de 2007. De lá pra cá inúmeras especulações foram levantadas a cerca do ocorrido, mas a notícia é que uma reaproximação do atleta com os demais do grupo e comissão técnica está começando.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Associação Horizontinense de Futsal está na final Estadual de Futsal



Sábado à noite a Associação Horizontinense de Futsal foi até Giruá onde disputou a final regional da 6' Taça Gaúcha de Futsal.


Na primeira partida enfrentamos a equipe de Guarani das Missões, em um começo ruim de jogo chegamos a estar perdendo por 4 x 1, mas com determinação a paciência conseguimos a virada finalizando o jogo em 8 x 4. Gols de Luis Henrique (3), Rafinha (2), Andreas, Carlos Renan e Badeco.


Giruá enfrentou Guarani das Missões na segunda partida e aplicou uma goleada de 9 x 0.


Na terceira partida houve a decisão entre Horizontina e Giruá. Em um jogo de bom nível técnico onde o time de Giruá tinha a vantagem do empate a equipe de Horizontina conseguiu á vitória que veio também através de uma virada após estar perdendo por 2x 1, com gols de Lubian, Andreas, Buztke e Luis Henrique (2), o representante horizontinense venceu por 5 x 2 e ficou com o título da região das Missões.


Agora a Associação irá disputar a fase final estadual juntamente com mais 5 campeões das regiões norte, sul, leste, oeste do Estado do Rio Grande do Sul em data e local a serem definidos pela Liga Gaúcha de Futsal.


A equipe campeã regional jogou em Giruá comandada pelo técnico marcelinho que além do assistente técnico Eduardo kappaun contou com os seguintes atletas: Cléber dos Santos, Rafinha, Luis Henrique, Badeco, Carlos Renan, Lubian, Andreas, Leandro, Butzke e Andrei Britte.
Por: Andreas Laurence Hirt

segunda-feira, 1 de março de 2010

Genética pode explicar porque você não perde peso "malhando"


Se você é do tipo que se mata diariamente em uma esteira, bicicleta ou aula de aeróbica e não consegue perder um centímentro de medida no corpo, pode ligar seus pais ou avós e xingá-los. A culoa pode estar no seu DNA, passado de geração em geração. Pesquisadores de 14 instituição no mundo todo se juntaram e analisaram as melhoras (ou não) na condiçao cardiovascular de 600 voluntários se exercitando em bicicletas.
O parâmetro para a análise foi a quantidade de oxigenio ingerido, que é um indicador da capacidade de bombeamento de sangue do coração e um dos fatores essenciais para a boa saúde.

Cerca de 20% das pessoas analisadas apresentaram genes "antifitness" ou, seja, não importa a quantidade de exercício que fazem, não há aumento de ingestão de oxigenio, nem queima substancial de calorias, logo esse tipo de exercício não faz a menor diferença na vida dessas pessoas. Por outro lado, 10% tiveram um aumento muito acima da média em sua capacidade respiratória.
Para o grupo dos genes "antifitness", os pesquisadores recomendam exercícios envolvendo pesos, dieta controlada e em alguns casos, remédios de controle de colesterol para manter a saúde do coração intacta.