quinta-feira, 5 de março de 2009

Dinâmica do Jogo de Dupla na Praia



Antes de abordar os fundamentos da técnica individual, considero necessário apresentar, ainda que ligeiramente, como o jogo funciona, como os jogadores deslocam-se e suas principais atribuições, o que denomino Dinâmica do Jogo. Apresento também os fundamentos utilizados em cada função, a fim de facilitar o entendimento desta aplicabilidade.
Na dupla, os dois jogadores desdobram-se para realizar duas funções. Por exemplo, na parte ofensiva, o mesmo jogador pode receber o saque ou levantar a bola, antes do início do jogo pelo saque. Definido o saque no jogador 2 (J2), o jogador 1 (J1) desloca-se em direção ao centro da rede, a fim de efetuar o levantamento para o J2, que ataca a bola. Quando o saque é no J1, realiza-se o contrário, ou seja, o J2 desloca-se para fazer o levantamento e o J1 ataca. Essa dinâmica é invariável; os dois jogadores têm que ter a capacidade de executar as duas funções utilizando-se dos fundamentos: toque ou manchete para o levantamento; manchete para a recepção e cortada ou largadas para o ataque.


Uma vez na Zona de Levantamento, o jogador encarregado do levantamento deve estar atento às recepções defeituosas em que a bola pode ir para pontos bem distantes da mesma. No caso, o jogador que levanta, é obrigado a realizar deslocamentos rápidos na tentativa de recuperar a bola ou ainda levantá-la. Neste caso, utilizar-se-á do toque (caso tenha excepcional capacidade) ou da manchete

Na parte defensiva, quando o saque é do J1, o J2 tenta bloquear e o J1 encarrega-se da defesa. Neste caso, são utilizados os fundamentos: saque, bloqueio e, na defesa, toque, manchete e outros recursos (diagrama a seguir). Essa dinâmica varia:
- ambos os jogadores podem bloquear e defender;
- um dos dois pode jogar no bloqueio sempre e o outro na defesa sempre.
Nossas mais famosas duplas, Adriana Behar/Shelda, no feminino, e Ricardo e Emanuel, no masculino, medalhistas de prata e ouro, respectivamente, na Olimpíada de Atenas, são bons exemplos. Adriana Behar joga sempre no bloqueio e Shelda sempre na defesa. Ricardo e Emanuel revezam-se nas duas funções.
A tendência e um dos objetivos dos treinadores é que os dois jogadores sejam capazes de bloquear e defender com a mesma eficiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: