quinta-feira, 5 de março de 2009

Preparador de Goleiros, a profissão.


Antigamente, os goleiros não possuíam pessoas específicas para administrar os seus treinos. Muitas vezes pessoas com boa vontade, mas sem conhecimento no assunto eram incumbidas de treinar goleiros.
Com o passar dos anos e a implantação de um futebol moderno, com preparação física adequada para cada posição, admitiu-se a possibilidade de possuir um elemento capacitado e específico para conduzir o treinamento de goleiros.
Geralmente o treinador está preocupado com a orientação de sua equipe durante os treinamentos e fica impossível para ele tentar administrar qualquer tipo de treinamento aos seus goleiros.
É a partir desse ponto que surgem os grandes problemas, pois os goleiros ficam em segundo plano, não tendo uma preparação adequada, e muitas vezes por vontade própria tentam conduzir o treino, mas isso é uma tarefa que não cabe a eles, seria mais viável que tivesse uma pessoa específica para isso.
Sendo assim, tem espaço para todos trabalharem é só ter capacidade e conhecimento sobre futebol especificamente da posição de goleiro.
A realização de estágios, cursos etc. será de grande utilidade aos profissionais, pois a cada dia surgem novas técnicas de treinamento e cada profissional tem o direito de buscar novos horizontes.
Quando fala-se sobre a importância do treinador é para que fique bem claro a todos que estamos trabalhando com uma posição em que a porcentagem de erro deve ser menor possível, pois uma falha do goleiro dificilmente é corrigida pelo companheiro e na maioria das vezes resulta em gol. Sendo assim a função de treinador para a posição exige um alto grau de dedicação e conseqüente valorização do seu trabalho.


FONSECA, GERARD MAURÍCIO (1998). Futsal - Treinamento para goleiros. Rio de Janeiro: Sprint

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: