Trabalhar com criança requer paciência, psicologia, carinho, respeito, amor e além de talento natural, uma bolsa de primeiros socorros! Afirmação de Bompa
A função do goleiro é altamente específica o que requer a necessidade de se ter um profissional exclusivo, o preparador de goleiros, para elaborar, executar e avaliar o seu plano de treinamento.
o preparador de goleiros deve dispor de conhecimentos sobre fisiologia e desenvolvimento da criança e do adolescente, psicologia e pedagogia do esporte e ser um profundo estudioso da técnica individual e coletiva do goleiro de Futsal, aprimorando e/ou elaborando métodos de treinamento que desenvolvam as qualidades da criança/jovem de maneira didática e gradual, respeitando seu desenvolvimento e seus limites fisiológicos e psicológicos.
É primordial que qualquer programa de treinamento, seja de esportes individuais ou coletivos, respeite e atenda às necessidades e anseios de cada estágio do desenvolvimento da criança e do adolescente.
As crianças não são simplesmente adultos pequenos, mas possuem características fisiológicas distintas e complexas que precisam ser consideradas! Afirmação de Bompa
Portanto, torna-se imprescindível que os clubes e escolinhas de Futsal preocupem-se cada vez mais com a iniciação e evolução dos goleiros, colocando profissionais que se dediquem exclusivamente a treiná-los e orientá-los e que estes tenham uma relação de amizade e perfeita interação com a criança/jovem. O goleiro iniciante não deve ficar exposto a cobranças e pressões, tendo o direito de cometer erros (que deverão ser detectados e corrigidos pelo preparador), encarando-os como parte do processo de aprendizagem. Contudo como, infelizmente, estas cobranças e pressões muitas vezes acabam ocorrendo, torna-se necessário que o preparador de goleiros atuar como um “filtro” para que aquelas não venham a prejudicar a criança/jovem.
O goleiro é o jogador mais importante de uma equipe de Futsal e seu trabalho deve ser sempre valorizado e exaltado. Todo aquele que se proponha a atuar nesta posição já será um vencedor, pois somente pessoas especiais possuem o talento e as qualidades necessárias para ser o número UM.
Referências bibliográficas:
1) BOMPA, Tudor O. Treinamento total para jovens campeões. Tradução por Cássia Maria.Nasser. São Paulo: Manole, 2002
2) CAMPOS, Iranílton Lombardi. A Criança no Futsal. São Paulo: 2002
3) NETO, Cândido S. Pires, SOARES, Ben-Hur. Lesões intervientes nas posições táticas no Futsal
Eduardo Guilherme Kappaun – Professor/treinador de voleibol do Colégio Cristo Rei e Preparador de Goleiros da equipe de Horizontina representante na Liga Noroeste de Futsal 2009.
Otimo!
ResponderExcluirPreciso de referencias Bibliograficas na area de goleiros de campo!
Sei que nao tem tempo mais se voçê tiver uma refereancia ai me manda por e-mail!
robson.aquino@hotmail.com
to precisando muito pro meu tcc..
E to sem R$...
Desde de ja Obrigado!